Contatos

WhatsApp: +55 11 93259-7401

WhatsApp: +55 11 91039 2020

E-mail: loja3dpa@tecnocubo.com.br

Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 9hrs as 17:30hrs.

Para propostas comerciais enviar ficha cadastral no endereço de e-mail acima.

Fale Conosco

0
Pague no Pix e ganhe 5% de desconto!
Umidade no Filamento

A umidade no filamento resulta em uma impressão de má qualidade e em casos mais graves perda do material.
Evitar ou remover a umidade no material é essencial para uma boa impressão.
Aprenda o que é e como resolver.

:: Porque o filamento fica umido?

Os filamentos de impressão 3D são materiais higroscópicos e portanto propensos a absorver água, já que as moléculas de água unem-se às moléculas dos polímeros, formando fortes ligações intermoleculares. Portanto é uma caracteristica do material e não há nada de errado com isso.

:: Quais as consequencias da umidade no filamento?

  • Entupimento: a umidade concentrada no filamento evapora com o aquecimento no hot end, ocasionando buracos no interior do filamento, que se converte em uma massa que obstrui o bico, causando o entupimento.
  • Baixa resitência e acabamento da impressão: os buracos provocados pela evaporação da água, são pontos críticos que geram fendas tornando o material quebradiço. Além disso provocam um acabamento superficial rugoso e esbranquiçado, onde se percebe a formação de espécie de bolhas e até mesmo subextrusão na peça.
  • Degradação do filamento: em casos menos comuns, o excesso de umidade no filamento pode estragar o material. Quando a água se une as moléculas dos polímeros formam-se fortes ligações intermoleculares. Estas ligações podem chegar a ocasionar micro-rompimentos internos que debilitam à própria estrutura do filamento.

:: Como evitar umidade no filamento?

O filamento precisa ser armazenado em um saco plástico ou ambiente hermeticamente fechado, preferencialmente com pouco ar ou no vacuo. Recomenda-se também o uso de saquinhos de silica, que ajudam a absorver a umidade do ar que está dentro desse ambiente onde o material está armazenado.

:: Como remover a umidade no filamento?

Alguns procedimento podem ser usados para remover a umidade do filamento:

  • Secar no forno: coloque o material dentro de um forno preferencialmente elétrico que tenha controle digital da temperatura. Tenha também um termômetro em mãos para o controle exato da temperatura. Se você exagerar no calor pensando que pode acelerar o processo e o material passar da temperatura de transição vitrea, ele irá ficar mole e deformar, cuidado! Não seque o ABS a temperaturas superiores a 90ºC e para o PLA 55ºC é o limite. Esse processo de secagem deve durar entre 1 e 2 horas no máximo. 
  • Secar na impressora: coloque o filamento na mesa aquecida da impressora a uma temperatura de 50ºC por cerca de 4 a 7 horas, dependendo a carga de umidade do filamento. Tenha os mesmos cuidados do tópico anterior para não derreter ou deformar o filamento. Preferencialmente faça isso com o filamento na caixa de papel, com uma pequena abertura para circulação do ar umido para fora da caixa.
  • Secar numa estufa própria para filamentos (dry box): existem muitas no mercado. Elas são uma solução prática e que oferece um ambiente totalmente controlado para a secagem do filamento. Nela você escolhe o tipo de material que vai secar e por quanto tempo. É normalmente a maneira mais efetiva e com menor risco de estragar o material. Basicamente a estufa promove um ambiente que ajuda a romper as ligas intermoleculares entre a água e o polímero, graças à sua temperatura de estufa (35-70ºC) e ao fluxo de ar natural que existe no seu interior, eliminando a umidade da superfície do filamento.

:: Quanto de umidade pode ter um filamento?

O valor ideal da umidade em um filamento é entre 10-13%

:: Como medir a umidade do filamento?

Existem equipamentos especificos para isso, que você acha facilmente na internet. Outra opção, não tão precisa, é o uso do Humonitor, cartões que lêm a umidade do ar indicando a taxa de umidade relativa naquele ambiente após um tempo de exposição. No geral, você não precisa medir a umidade do filamento. Faça o procedimento de secagem usando os cuidados necessários e armezene seu filamento em local seco e hermeticamente fechado. Tomando esses cuidados voce garante vida longa ao seu filamento.

:: Porque eu devo sempre secar o filamento antes de usar?

Não é apenas a umidade que faz um filamento ficar "ruim de imprimir". Inclusive, na maioria das vezes a umidade não é a questão que precisa ser tratada. Existem outras propriedades do material que ficam mais equilibradas após um processo de aquecimento/secagem. Entenda portanto que colocar o filamento na estufa faz com que ele se reorganize a nivel molecular, fazendo com que fique em condições ideais de uso.

:: Atenção: secar demais também pode estragar o material! Para evitar que o material cristalize (excesso de aquecimento), evite deixá-lo por mais tempo e/ou em maior temperatura do que o fabricante recomenda. Evite exageros.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Mande um email para contato@tecnocubo.com.br e vamos te ajudar!